Massa fresca com pimenta

Essa massa fresca com pimenta é perfeita para o um molho de escalopes de file, vinho tinto e nata. Eu amo essa combinação e a receita está disponível no blog, basta clicar aqui. Minha inspiração para essa receita veio do restaurante Usina de Massas, localizado no bairro Moinhos de Vento, aqui em Porto Alegre, que serve um belo Fettuccine ao Vinho. Recentemente vi o Rodrigo Hilbert recebendo um convidado em seu programa e colocando alguns grãos de pimenta na massa. Decidi então fazer minha própria massa fresca com pimenta.

Ingredientes: massa fresca com pimenta

600 g de farinha de trigo especial
6 ovos, de preferência orgânicos
1 colher (sopa) pimenta preta em grãos

Preparo da massa fresca com pimenta

Com ajuda de um pilão triture as bolinhas de pimenta preta. Se você não tiver um pilão, pode utilizar um pano e um martelo. Ou, em última instância, um moedor de pimenta. Eu prefiro o pilão, pois gosto da pimenta um pouco mais granulada. O moedor à deixa muito fina.

Coloque a farinha sobre a bancada. Faça um buraco no meio e quebre os ovos ali. Com a ajuda de um garfo, bata os ovos e aos poucos vá misturando com a farinha o máximo que puder. Depois passe farinha nas duas mãos e comece a amassar. Está lisinha e não gruda mais nas mãos? É hora de começar a sovar.

Coloque a massa sobre a bancada, abra e coloque a pimenta preta triturada. Comece a sova empurrando a massa para frente usando a palma das mãos. Dobre a massa no meio, gire 90 graus e empurre novamente. Indo e vindo você vai repetir este movimento ritmado até obter uma uma massa bem macia e uniforme. Após 5 à 6 minutos você deverá ter em mãos uma bela massa caseira apimentada. Elástica, leve, sedosa e com pontinhos pretos de pimenta distribuídos uniformemente.

Faça um bola e embrulhe com filme plástico e deixe descansando na geladeira por uma hora.

Polvilhe um pouco de farinha sobre os cilindros da maquina e sobre uma bola de massa achatada. Comece com o ajuste maior dos cilindros, passe a massa pela máquina, dobre em três partes e passe novamente. Repita o procedimento até obter uma tira uniforme e grossa. Vá ajustando o cilindro para os níveis inferiores, passando e afinando a massa gradualmente. Vá diminuindo a regulagem dá maquina até obter uma tira longa e fina. Passe pela cortadora e dê o formato da massa.

Os fios de massas mais podem ser esticados em varais ou enrolados em forma de ninhos enfarinhados ou dispostos em uma toalha seca.

Pronto! Agora você tem uma bela massa fresca com pimenta.

Gostou desta receita? Clique aqui e confira a receita da Massa para nero di seppia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *