Entraña trançada

Antes de preparar essa entraña trançada é preciso deixar claro que o nome desse corte não tem nada a ver com vísceras. É chamado entranha (entraña em espanhol), mas é um pedaço de carne que fica na parte de fora da diafragma do boi. Tradicionalíssimo e sempre presente nas parrillas argentinas. Se você curte carne bem passada, esqueça a entraña. Ela deve ser servida mal passada. Se passar do ponto fica seca e dura. Eu vi essa receita de entraña trançada no programa Locos X El asado. Em minha recente viagem para a Argentina comprei o livro e reproduzi a receita.

Ingredientes: Entraña trançada

1 peça de Entraña
Bacon em fatias longas
1/4 da cebola – partida em gomos
Ramos de alecrim fresco
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de aji ou páprica picante
1 colher (sopa) de orégano seco
1 dente de alho picado
Pimenta preta moída na hora

Preparo da entraña trançada

Limpe os dois lados da entraña removendo a gordura.

Corte-a em três tiras proporcionais, mas sem separá-la: não devemos chegar ao final da peça em somente em um dos lados.

Em uma tigela, de preferência de vidro, coloque o azeite, a páprica picante, o orégano seco, alho picado e a pimenta moída à gosto. Mexa com uma colher. Mergulhe e deixe a entraña marinando por trinta a quarenta minutos . Tempo suficiente para absorver os aromas.

Retire a entraña e escorra bem para não deixar nenhum pedaço alho grudado na carne. Ele queimará na grelha, dando um sabor amargo.

O próximo passo é colocar as fatias de bacon ao longo de cada tira. E agora a parte mais inusitada: a trança!

O movimento é sempre de fora para dentro. Comece com a faixa de ponta e a carregue, colocando-a entre as outras duas. Faça o mesmo com a tira do outro lado, repetindo com a do outro lado, e assim por diante até ter todo a entraña trançada.

Por fim junte as três tiras fechando-as com um palito de dente para que não se separem.

Vamos acrescentar ainda mais sabor nos espaços onde as tiras são sobrepostas, introduzindo os gomos de cebola e, além disso, um pouco de alecrim fresco.

Leve a entraña para a grelha em fogo alto por 10 minutos de cada lado. Tempo suficiente para que ela fique dourada e ao mesmo tempo suculenta.

Ao servir a entraña trançada, remova o alecrim e corte. Tente fazer com que cada pessoa receba um pedaço da carne com o bacon e a cebola.

Sirva essa entraña trançada com pimentão recheado assado na grelha. Clique aqui e confira a receita completa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *