Caldo de legumes

Aprenda a fazer seu próprio caldo de legumes e se livre de uma vez por todas do caldo industrializado.  Saborosíssimo e muito mais saudável que o industrializado, ele serve de base para diversas preparações, como risotos, molhos e sopas. Cozinhar seu próprio caldo de legumes é melhorar sua relação com a comida saudável e verdadeira. Cozido em lentamente em fogo baixo  é rico em nutrientes. Parece dar trabalho para prepará-lo, mas na verdade é preciso apenas de organização e planejamento para conseguir um caldo de legumes  de qualidade.  O caldo de legumes pode ser armazenado e congelado para uso posterior. A melhor parte é que são livres de conservantes, aromatizantes, espessantes, altos teores de sódio e outros itens presentes nas fórmulas industrializadas, como os cubinhos de caldos e os pozinhos em sachês vendidos para trazer sabor falsos aos alimentos. O caldo de legumes caseiro leva somente ingredientes frescos, livres de gordura e processamento.

Ingredientes: caldo de legumes

2 cenouras grandes
2 talos de salsão
Folhas de 1 salsão
1/2 cebola grande
1 dente de alho pequeno
2 litros de água que você beberia
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
5 bolinhas de pimenta-do-reino
1 Bouquet garni (2 galhos de cada erva amarrados com um barbante: Tomilho + salsinha + alecrim + sálvia)

Preparo do caldo de legumes

Prenda a folha de louro na cebola utilizando os 3 cravos-da-índia. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em três partes.

Em uma panela grande, coloque todos os legumes, as folhas de salsão, o Bouquet garni e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixo, de modo a não movimentar muito a água e nem os ingredientes por um tempo que pode variar entre 35 e 45 minutos.

Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo de legumes. Utilize o caldo a seguir em sopas e risotos ou deixe amornar antes de armazenar e congelar.

Como armazenar o caldo de legumes

Transfira todo o caldo legumes peneirado para potes de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 5 dias.

Para congelar, distribua em forminhas de gelo e leve para o congelador ou freezer. Quando firmar, coloque em sacos plásticos e conserve o caldo de legumes congelado por até 3 meses.

Você pode começar utilizando este caldo em um belo risoto de funghi. Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *