Risoto de presunto de parma, pera e rúcula

Este risoto de presunto de parma, pera e rúcula é incrível. Tem aquela contraste do salgado do parma, com o doce da pera e o refrescante da rúcula. Esse prato é de fácil preparo, é ao mesmo tempo sofisticado e saboroso, perfeito para jantares especiais!

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
200 g de presunto de parma
1 pera grande sem casca cortada em cubinhos pequenos
1 punhado de folhas de rúcula
2 xícaras de arroz especial para risoto
1 taça de vinho branco
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de manteiga

Para o caldo
2 tomates (preferencialmente o italiano) cortados em gomos
1 cenoura grande cortada em rodelas
2 dentes de alho amassados com casca
8 ramos de salsinha
1 talo de salsão
1 buquê garni (sálvia, orégano, tomilho, manjericão, louro)
1 colher (sopa) sal

Preparo

O caldo
Coloque todos os ingredientes em uma panela caldeirão, adicione dois litros de água e deixe ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixíssimo, de modo a não movimentar muito a água, tampe a panela e cozinhe por uma hora. Após retire os ingredientes com a ajuda de uma escumadeira e comece a preparar o risoto.

Coloque uma colher de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murche. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.

Assim que o álcool do vinho evaporar, acrescente o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. No processo todo será colocado em torno de 12 conchas do caldo.

O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem.

Importante:
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.

Assim que o risoto estiver no ponto, verifique o sal, adicione a rúcula, os cubos da pera e o presunto de parma espaçadamente na panela. Acrescente o queijo parmesão, mexa até que fique uniforme e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente. Sirva imediatamente.

Dica:
Você pode utilizar nesta receita o presunto de parma crocante. Fatie o presunto de Parma bem fino. Utilize uma forma com uma lona de silicone ou papel manteiga e disponha as fatias finas de presunto de Parma.

Aqueça o forno a 150ºC e deixe que assem entre 8 e 15 minutos ou até que as fatias fiquem crocantes.

Retire as fatias da assadeira, coloque em um papel toalha para absorver a sua gordura e para que esfriem. Quanto mais calor o presunto de Parma perder mais crocante ficará. Adicione no risoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *