Pão preto

Eu gosto desse pão preto bem torrado servido com manteiga ou então geleia de frutas vermelhas. Fazer seu próprio pão é uma reafirmação diária de quem somos. Uma casa com cheiro de pão fresquinho é um lar. A cada fatia uma satisfação contemplada com harmonia e o afeto. Esse pão em específico tem dois momentos acolhedores: o primeiro é o aroma das nozes, amêndoas e avelãs tostando no forno. E o segundo é sabor delas no pão.

Ingredientes
300 g de farinha de trigo integral
150 g de farinha de trigo
10 g de fermento seco
½ xícara de farelo de aveia
½ xícara de germe de trigo torrado
½ xícara de farelo de trigo
½ xícara de nozes
½ xícara de amêndoas
½ xícara de avelãs
375 ml (1 e ½ xícara) de água morna
1 colher (sopa) sal grosso
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de mel

Preparo
Preaqueça o forno à 150ºC.
coloque as nozes, amêndoas, e avelãs em uma assadeira, espalhe e toste no forno por 10 minutos até que fiquem douradas e soltem todos seus aromas. Retire e deixe esfriar na própria assadeira. Pique-ás grosseiramente e reserve.

Dissolva o fermento seco em uma xícara de água morna. Colocar as farinhas, o farelo de aveia, o germe de trigo, o farelo de trigo e o sal em um recipiente, juntar o fermento dissolvido, o azeite de oliva e o mel. Aos poucos vá acrescentando até ½ xícara a mais de água morna até que forme uma massa. Adicione as amêndoas, as avelãs, as nozes e leve para a mesa para sovar.

Amasse por 12 minutos até que a massa esteja elástica e uniforme. Dê a forma de bola, coloque em uma tigela enfarinhada e cubra com um pano úmido. Deixe descansando por uma hora até que dobre de volume.

Coloque a massa novamente sobre a bancada, amasse para expulsar o ar e modele o pão.

Coloque a massa em uma assadeira enfarinhada, cubra com um pano úmido e deixe crescer novamente até que quase dobre de volume.

Quando a massa estiver pronta para ir ao forno polvilhe farinha de trigo e delicadamente, sem pressionar a massa, faça cortes na superfície usando uma lâmina de corte ou faca afiada.

Aqueça o forno à 180ºC e asse por 45 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *