Picanha assada no sal grosso

A receita dessa picanha assada no sal grosso é um sucesso. A carne fica muito saborosa, macia e suculenta. Além disso gera uma curiosidade em função da quantidade de sal, mas não se preocupe que a picanha não fica demasiadamente salgada. A função da placa de sal é blindar o calor retendo o liquido da carne deixando-a saborosíssima. Se você não estiver afim de sujar a churrasqueira essa é uma ótima pedida.

Ingredientes
1 peça de picanha de até 1 kg
4 claras de ovos
1 kg de sal grosso
½ xícara (chá) de farinha de trigo
Ramos de alecrim fresco

Preparo
Preaqueça o forno a 220ºC.

Em uma tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture com uma espátula até ficar uma massa uniforme.

Em uma assadeira grande, coloque ⅓ da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina do tamanho da peça de picanha. Coloque os ramos de alecrim sobre o sal grosso.

Com algumas folhas de papel toalha, seque a peça de picanha e coloque sobre a camada de sal, com a parte da gordura para cima. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa uniforme – pressione com as mãos para que fique bem firme. Coloque alguns raminhos de alecrim para decorar.

Leve a picanha ao forno e diminua a temperatura para 200°C. Deixe assar por 45 minutos para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora. Para a carne mal passada, 35 minutos são suficientes. (A da foto foi assada por 45 minutos)

Retire a picanha do forno. A camada de sal grosso, depois de assada, torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca grande – utilize o lado contrário ao fio -, bata por toda a lateral da picanha para quebrar a crosta. Retire a placa de sal e reserve para a hora de servir.

Raspe o excesso de sal da carne, transfira a picanha para uma tábua e corte em fatias. Cubra a picanha com a placa de sal grosso reservada. Ela mantem o calor e decora a peça de carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *