Strogonoff

Strogonoff é um dos pratos mais queridos e também o que possui inúmeras receitas e as mais diversas formas de preparo. Esta receita é muito próxima da original. Após pesquisar, descobri que o Strogonoff é de origem russa e que provavelmente tenha sido criado por algum chef francês, o que explica a presença da mostarda dijon. Naquela época levava apenas carne passada levemente na farinha, mostarda dijon, caldo de carne e um pouco de sour cream (creme azedo). A inclusão do arroz e cogumelos no prato teria vindo com a chegada da receita na China. E após isso temos variações com tomates, cebola, ketchupp e por aí vai. Esta receita eu retirei do livro “All Fire” do André Lima de Luca, grande referência na minha cozinha.

Ingredientes
750 g de filé mignon extra limpo e cortado em cubos médios
300 g de cogumelos paris frescos cortados em fatias
1 cebola cortada em rodelas finas
2 colheres (sopa) de mostarda dijon
2 colheres (chá) de páprica doce
½ xícara de conhaque
1 xícara de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher de (sopa) orégano seco
2 colheres (sopa) salsinha fresca picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Preparo
Tempere a carne com o orégano, a salsinha e sal.

Em fogo alto aqueça a frigideira ou panela em que for fazer o strogonoff. Eu gosto de fazer em panela de ferro. Coloque uma colher de manteiga e doure por uns dois ou três minutos os cubos de carne. Faça isso em etapas, selando a carne (não a coloque toda de uma vez para não soltar muita água).

Após selar a carne, coloque a mesma em uma tigela e reserve.

Refogue a cebola com uma colher de manteiga na mesma panela. Quando a cebola começar a dourar, junte os cogumelos fatiados e espere alguns minutos para amolecerem e ficarem ligeiramente dourados. Devolva à panela a carne e os sucos que ficaram na tigela, espere um minuto e flambe com um bom conhaque. Cuidado redobrado na hora de flambar. Espere o álcool evaporar – ou seja, o fogo da superfície se apagar.

Junte a páprica, a mostarda dijon e o molho inglês e mexa por mais um minuto. Hora de adicionar o creme de leite fresco e esperar reduzir e engrossar, mexendo de tempos em tempos. Corrija o sal e coloque pimenta-do-reino à gosto.

Finalize com salsinha fresca e sirva acompanhado de um arroz branquinho e batata palha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *